fbpx

Fez bacharelado ou tecnólogo, mas deseja ser professor? Descubra 8 motivos para fazer a formação pedagógica e tornar-se este profissional tão procurado no mercado de trabalho.

Uniasselvi tem 16 diferentes cursos de Formação Pedagógica, que podem ser realizados em 12 meses

 

Você que é graduado,  sabia que é possível alcançar uma nova graduação dentro de um ano? Essa opção é disponível para quem deseja conquistar uma das áreas de Licenciatura e estar apto para ser professor.

Se você tem esse desejo de dar uma guinada na sua carreira, modificá-la por não ter  se identificado com a sua primeira formação ou até por que deseja conciliar seu atual emprego com a sala de aula, eis alguns motivos para se tornar professor.

1 – Empregabilidade

A carreira de professor é uma das profissões que têm maior taxa de empregabilidade, justamente pela alta demanda, podendo atuar em diferentes níveis de ensino. Além disso, também encontra trabalho em instituições públicas e privadas.

2 – O que é Formação Pedagógica?

Voltada para quem é bacharel ou tecnólogo com o deseja de se tornar professor habilitado em uma área específica, se caracteriza por ser um curso de menor duração (12 a 18 meses), que possibilita aumentar as áreas de atuação profissional ou até para mudança do foco da profissão, onde o profissional seguirá a carreira de licenciado.

3 – Quais os cursos de Formação Pedagógica?

Você pode obter as Formação Pedagógica em: 1- Artes Visuais / 2 – Ciências Biológicas/ 3 – Educação Especial/ 4 – Educação Física/ 5 – Filosofia / 6 – Física / 7 – Geografia / 8 – História / 9 – Informática/ 10 – Letras – Espanhol / 11 – Letras – Inglês/ 12 – Letras – Libras / 13 – Letras – Português / 14 – Matemática / 15 – Química / 16 –  Sociologia

4 – Onde o profissional licenciado pode trabalhar?

Como professor da Educação Básica, em escolas públicas e particulares, podendo exercer funções no ensino profissionalizante, no desenvolvimento, análise de materiais didáticos e de técnicas pedagógicas para o ensino da área escolhida, elaborar propostas curriculares e atuar como gestor educacional.

5 – O que é preciso para ser professor?

O professor é uma pessoa apta a ministrar o conteúdo de sua especialidade podendo exercer a profissão em diferentes níveis de ensino.

De todo modo, para compartilhar conhecimento e formar cidadãos e profissionais, é essencial que o professor tenha qualificações acadêmicas e busque sempre estar atualizado.

6 – Diferença entre licenciatura e bacharelado

A licenciatura possui matérias específicas voltadas à didática, ou seja, habilitar aquela pessoa a ensinar e exigindo estágio obrigatório para finalização do curso. Já no bacharelado, o conhecimento é mais teórico, exigindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

7 – Faltam professores qualificados

“O mercado educacional continua carente de professores. Em algumas situações, há candidatos para a vaga de docente, contudo falta apresentaremos requisitos da função”, destaca a mestre em Educação e coordenadora pedagógica da AupexUniasselvi, Raquel Elisa da Silva Meneghelli.

Por este motivo, em 2015, o MEC publicou a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, mais conhecida como R2, permitindo que profissionais já graduados não licenciados buscassem formação pedagógica em tempo menor e que os licenciados realizassem sua segunda licenciatura de forma mais rápida também.

“A Resolução nº 2 veio com o objetivo de incentivar a formação de mais professores nessas áreas, de forma mais rápida, possibilitando a criação da modalidade Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura”, explica.

8 – Como ganhar um bom salário sendo professor?

Se você pensa em seguir carreira no magistério, invista em educação continuada

Faça uma graduação, pós-graduação e continue estudando de outras maneiras. Matricule-se em cursos livres, participe de workshops, leia e informe-se.

Conheça nossos cursos de Formação Pedagógica em https://aupex.com.br/?s=forma%C3%A7%C3%A3o+pedag%C3%B3gica

 

MATRICULE-SE E COMECE A ESTUDAR em 2024

A Aupex está com as matrículas abertas para os cursos de graduação e e de pós-graduação. Estude em uma instituição que é nota máxima no MEC. Venha até um dos nossos polos conhecer nossa estrutura ou acesse portal.uniasselvi.com.br e escolha o curso ideal para o seu currículo.
O atendimento dos Polos Aupex/Uniasselvi acontece no horário das 8 às 22 horas sem fechar para o almoço e nos sábados das 8 horas ao meio-dia e pelo telefone/ whatsapp (47) 3025-5077.
Estamos localizados na R. Dona Francisca, nº 934, Saguaçu; na rua Iririú, 1777, em frente ao Terminal do Iririú; no Polo Araquari, no Centro Comercial Miquelute – Rodovia A 280, 6777, e em São Francisco do Sul, R. Marcílio Dias, 637 – Centro.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?