Há dois anos e meio, quando iniciava o curso de Gestão Comercial na Aupex/Uniasselvi, Lisandra Arcuri, 36 anos, não sabia o quanto sua vida iria mudar. Nesse período, ela saiu do cargo de consultora de vendas para se tornar supervisora em vendas.
Após um ano na função de supervisão, Lisandra recebeu a proposta de se tornar a gerente de uma construtora, mudança que ela credita à Aupex e ao professor do curso, Martin May, que sempre incentivou a estudante a acreditar em seu potencial.
Mas o que torna a história de Lisandra diferente das demais em crescimento pessoal e financeiro, é que a acadêmica de Gestão Comercial até seis anos atrás ainda não tinha concluído o ensino médio completo. A profissão que lhe garantia o sustento da casa era ser diarista.
Lisandra passou por muitas dificuldades na vida. Nascida em uma família humilde de dez irmãos e sem perspectivas de crescimento, ela mudou-se de São Miguel do Oeste, pequeno município catarinense, há 14 anos. Para tentar mudar de vida, ela e o marido vieram para Araquari, cidade vizinha a Joinville.
“Nessa época tive minha filha, hoje com 14 anos. Morava numa meia-água e trabalhava como diarista. Eram três ônibus diariamente para ir e voltar de Joinville, saindo de casa bem cedo e retornando tarde”, relembra.
A ex-diarista só pôde terminar o ensino médio aos 30 anos de idade. Essa foi a fase em que ela começou a impulsionar a carreira, já que a conclusão do ensino médio lhe ajudou a obter o emprego de consultora de vendas.
“Quando tive a oportunidade de iniciar a faculdade, minha vida passou a melhorar ainda mais. Eu não acreditava que eu pudesse alcançar um cargo importante e tinha aquele medo de não dar conta da tarefa”, descreve.
No início de junho, Lisandra apresentou o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e agora, finalmente, se prepara para a formatura. A colação de grau será não só orgulho para o professor Martin, que a adotou como uma estudante pupila, como também para seus familiares.
Apenas agora a estudante confessou a seu pai que iniciou uma graduação e já está prestes a se formar. Orgulhosa, ela declara que é a única entre os dez filhos a terminar a faculdade. “Esperei todo esse tempo para anunciar a ele essa minha conquista. Meus irmãos não tiveram essa oportunidade que conquistei, quando resolvi sair do interior ”, revela a gerente.
Embora, Lisandra obtenha o certificado de conclusão do curso nos próximos meses, a estudante já deu continuidade aos estudos. Hoje, ela faz o MBA Executivo em Gestão de Negócios – Marketing e Vendas com aulas semanais pela Aupex, curso que terminará no próximo ano.
Lisandra não deve parar tão cedo nos estudos. “Meus incentivadores são a Aupex e o professor Martin. Nossas famílias até se tornaram amigas diante de todo apoio que ele sempre me deu. Hoje eu sei que tudo que eu alcancei foi graças aos estudos e à vontade de crescer”, declara.